esud2018

Esta semana está acontecendo o XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN. Com atividades a serem realizadas entre 20 e 23 de novembro, a UnB participa das atividades com uma equipe de servidores e com o Coordenador-Geral da Universidade Aberta do Brasil na Universidade de Brasília (UAB/UnB), Prof. Marcello Ferreira, que também integra o comitê científico do evento.

O tema desta edição, intitulado “Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital”, tem o objetivo de discutir sobre os caminhos da aprendizagem e do conhecimento permeado por uma cultura digital. Na programação, pautas como políticas públicas e formação de professores, regulação e acessibilidade relacionados ao ensino a distância e os desafios de uma formação humana em saúde mediada por tecnologia.

Também estão sendo realizados o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD) e o I Fórum Nacional dos Coordenadores UAB. Além da UnB, os eventos contam com a participação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), dentre outras, e de representantes de Universidades Abertas de países como Portugal, Irlanda, Nigéria e Japão.

ESUD

Promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede), integrada pelas instituições de ensino público superior que promovem a educação a distância, o ESUD foi realizado pela primeira vez em março de 2002, em Petrópolis (RJ).

Com mais de dez edições já realizadas, o ESUD aborda temáticas inovadoras para contribuir com a discussão e a consolidação da educação a distância no Brasil. Os objetivos do encontro visam promover e incentivar a pesquisa acadêmica em EaD no Brasil, proporcionar a troca de experiências entre instituições e pesquisadores da modalidade a distância, divulgar trabalhos acadêmicos nas áreas temáticas do evento e contribuir para a consolidação da Política Nacional de Educação no Brasil com ênfase na modalidade a distância.