Criado: Quinta, 21 Maio 2015

O canal ser√° digital e ter√° conte√ļdo para forma√ß√£o de professores. Sinal ter√° o alcance que o MEC desejar

Uma portaria firmada por dois ministros (da Educa√ß√£o, Renato Janine Ribeiro, e das Comunica√ß√Ķes, Ricardo Berzoini) regulamentou o Canal da Educa√ß√£o, emissora de TV digital que ser√° gerida pelo Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC).

A nova emissora est√° prevista no Decreto n¬ļ 5.820, de 29 de junho de 2006, que estabelece o Sistema Brasileiro de TV Digital e diz, em seu artigo 13, que a Uni√£o poder√° explorar o servi√ßo de radiodifus√£o de sons e imagens em tecnologia digital, observadas as normas de opera√ß√£o compartilhada a serem fixadas pelo Minist√©rio das Comunica√ß√Ķes, dentre outros, para transmiss√£o "destinada ao desenvolvimento e aprimoramento, entre outros, do ensino √† dist√Ęncia de alunos e capacita√ß√£o de professores".

A nova TV poder√° ser exibida em multiprograma√ß√£o, ou seja, dispor de mais de um canal na mesma faixa (pelo menos quatro). Ter√° uma programa√ß√£o para a TV Escola, uma para educa√ß√£o superior e o restante para a programa√ß√£o com conte√ļdo cultural, cient√≠fico e tecnol√≥gico, de forma√ß√£o cr√≠tica e cidadania e de universaliza√ß√£o do direito √† educa√ß√£o, informa√ß√£o, comunica√ß√£o e cultura, entre outros. ¬†¬†

O novo canal ¬†poder√° ser assistido por todos os residentes dos munic√≠pios onde houver pedido de consigna√ß√£o por parte do MEC ao Minist√©rio das Comunica√ß√Ķes. Em seguida, a Ag√™ncia Nacional de Telecomunica√ß√Ķes (Anatel) deve avaliar a viabilidade do projeto na regi√£o e o canal que poder√° ser ocupado.

Na reuni√£o interministerial de assinatura da portaria, Janine Ribeiro afirmou que, diante da atual revolu√ß√£o e universaliza√ß√£o das tecnologias, a exist√™ncia de regi√Ķes sem acesso √†s comunica√ß√Ķes √© uma "mancha" para o pa√≠s. "A falta de acesso √† banda larga √© um problema tamb√©m da educa√ß√£o. Temos um conte√ļdo fant√°stico, que precisa chegar a todos", afirmou.

Segundo ele, essa coopera√ß√£o vai significar muito para um pa√≠s que escolheu a express√£o "P√°tria Educadora" como mote. O lema tamb√©m foi lembrado pelo ministro Berzoini, que enfatizou o car√°ter pedag√≥gico do canal: "No espectro magn√©tico da TV digital teremos conte√ļdo educativo de qualidade em todo o Brasil." (Com informa√ß√Ķes das assessorias de Comunica√ß√£o dos Minist√©rios da Educa√ß√£o e das Comunica√ß√Ķes)

Fonte: Ache seu curso a dist√Ęncia