ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

O Censo MEC/INEP (2020, p. 7) define a deficiência intelectual como

icone acessibilidade Caracteriza-se por alterações significativas, relacionadas a déficit tanto no desenvolvimento intelectual quanto na conduta adaptativa e na forma de expressar habilidades práticas, sociais e conceituais. icone acessibilidade

Sugerimos, ao docente, que verifique junto ao estudante, os recursos de acessibilidade que melhor favorecem o ensino remoto.

Ao receber a lista da sua turma, confira a indicação dos alunos com deficiência que são atendidos pela DACES/UnB. No Portal do Docente do SIGAA, é possível verificar se na sua turma está matriculado algum estudante com deficiência e/ou necessidade educacional específica atendido pela DACES/ DAC.

Para acessar o parecer do estudante no SIGAA, acesse o Portal do docente, clique no componente curricular (disciplina); para entrar na turma virtual, acesse o Menu Turma Virtual > Turma > Participantes >; no lado direito do nome do(a) aluno(a) com NEE, constará um ícone do NEE. Clique no ícone icone acessibilidadepara visualizar o parecer a respeito das Necessidades Educacionais Específicas do(a) aluno(a). Isso facilitará o contato inicial com o aluno.

Antes de o semestre começar informe, ao estudante, acerca da plataforma virtual que será utilizada na disciplina e o link ou a chave de acesso.

bullet 2Disponibilize o material da disciplina (plano de ensino, material didático, vídeos, slides, etc.), com antecedência, para o estudante.

bullet 2Oganize o conteúdo na plataforma, em ordem cronológica e por aulas, e disponibilize as orientações da disciplina em enunciados claros e objetivos.

bullet 2Viabilize o apoio de um tutor (estudante que está cursando ou que já cursou a disciplina), conforme demanda do estudante.

bullet 2Durante a aula síncrona, e em aulas pré-gravadas, deixe sua tela em destaque; no momento da exposição; fale de forma clara e bem articulada.

bullet 2Atente para a qualidade do som na gravação das aulas (utilize recursos para a eliminação de ruídos, como microfones ou fones de ouvido, e solicite que os participantes fechem seus microfones durante a aula).

bullet 2Disponibilize a aula gravada para que o estudante possa ouvi-la mais de uma vez, se necessário. A ferramenta do Word, “Transcrição”, no Office 365, pode auxiliar no registro e na conversão do conteúdo em áudio da aula gravada para o formato escrito. Também, é recomendado o upload da aula gravada na Stream (parte da suíte Office 365), o que permitirá que o aluno ative legendas no vídeo, a fim de melhor a compreensão do conteúdo.

bullet 2Solicite apoio do seu monitor, ou do tutor do estudante, para elaboração de sínteses do conteúdo, esquemas ou mapas mentais, a fim de disponibilizá-lo para o estudante com deficiência intelectual.

bullet 2Disponibilize listas de exercícios extras, ou vídeos complementares, para auxiliar na compreensão do conteúdo.

bullet 2Ao elaborar a atividade avaliativa da disciplina, defina, junto ao estudante, o melhor formato: escrita em formato digital ou oral. Considere o tipo de questão, também: questões objetivas, de múltipla escolha ou verdadeiro e falso, com enunciados claros e objetivos, se podem promover a acessibilidade para o estudante com deficiência intelectual.

bullet 2Ao realizar as atividades avaliativas, deve-se garantir, ao estudante, o tempo adicional, conforme estabelece a Resolução CAD n° 50/2019, que institui a Política de Acessibilidade da UnB (Art. 17).